sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Resenha:Jane Eyre ,Charlotte Brontë



Romance clássico ambientado na sociedade inglesa do século XIX

Nós abrimos Jane Eyre e somos envolvidos pela genialidade, veemência e indignação de Charlotte Brontë. É o intenso brilho vermelho do fogo do coração que ilumina suas páginas.
Virginia Woolf

Quando o assunto é literatura inglesa do século XIX e muitos são os mestres desse período , temos de tirar o chapéu para uma família, a Brontë.
Heloisa Seixas, trecho do prefácio Uma heroína trágica

Jane Eyre, órfã de pai e mãe, vive com parentes que a desprezam até ser enviada para a instituição de caridade Lowood. Apesar das inúmeras privações que enfrenta na escola, a menina leva uma vida quase feliz e se torna forte e independente. Aos 18 anos, decide partir para Thornfield e trabalhar como preceptora de Adèle, pupila do irônico e arrogante Edward Rochester. Jane Eyre narra, além de uma comovente história de amor, a saga de uma jovem em busca de uma vida mais rica do que a sociedade inglesa do século XIX tradicionalmente permitia às mulheres. Publicado originalmente em 1847, o primeiro romance de Charlotte Brontë inspirou adaptações para o cinema e a televisão.


Um dia sem querer eu achei um filme na internet chamado Jane Eyre, sem saber nada sobre ele fui assistir e me apaixonei e disse para mim mesma  preciso ler o livro para ontem!.  vou confessar que demorou uns messes, é que mesmo depois de comprado ainda dei uma enrolada de um mês por medo, sabe? de me decepcionar com o livro eu olhava ele na minha prateleira e dizer '' você não vai me decepcionar hein??''.Comecei a ler e graças a deus ele não me desapontou, mais o que eu pensava  era Charlotte Brontë  e claro que uma Brontë não iria decepcionar em um livro. 

A sinopse resume muito bem a primeira parte do livro as dificuldades com a tia é as limitações na ''escola''. Na minha opinião esse conjunto de coisas fez com que ela se tornasse uma mulher muito como eu posso dizer...sem confiança nela mesma. ''tem momentos que ela recebe altos elogios do Edward ele diz que vai leva-la  para viajar ,comprar joias que ela e um anjo é ela se diminui de uma maneira que dá até raiva '' 
Em Thornfield ela acaba tendo uma admiração por seu patrão Sr.Rochester  que mais para frente se torna amor. ''
Ao meu ver o Sr.Rochester se apaixonou por ela desde a primeira vez que a viu, pelo modo como ele se refere a ela como um ser sobrenatural. quando a viu não sabia dizer se ela era real ou não. 
Eu estou apaixonado por ele  um personagem engraçado, inteligente e sarcástico. Ele tem um lado que me deixou com um pouco de raiva, pois ele confundia um pouco a Jane deixava ela louquinha ''Ahhh acho que ele gosta de mim'' Ahhh claro que ele não gosta de mim''









Fora isso ele e apaixonante, mesmo não sendo bonito como a própria Jane fez questão de deixar bem claro varias vezes. 
já  a Jane tem qualidades que não vejo em nenhum ser humano terrestre hoje em dia, vou dar um exemplo, mesmo ela tendo certeza que o homem que amava iria se casar com outra, é o Sr bricalhão Rochester deixar ela louca de ciúmes e  a ignorar '' aquele velho joguinho do amor'' ela sempre estava ao lado dele para qualquer coisa que ele precisasse sem hesitar. Quem faz isso hoje em dia?.

O livro tem momentos maçantes principalmente no pré-final ''isso existe pré-final? se não, inventei agora rs''.Ela resume tudo aos mínimos detalhes, Exemplo:'' A casa era grande com paredes amarelas, tinha uma cadeira que fazia ruído  que parecia não sei o quê '' quase me fez dormir! Mas vou relevar porquê o livro foi escrito a 100 anos atrás  é  esses momentos chatos não mudou a maravilha que é o livro Jane Eyre.  







  

2 comentários:

  1. Oi linda tudo bem? lindo o seu blog ♥ me identifiquei hehe, olha só te indiquei em uma TAG lá no meu blog, da uma olhada lá e quando responder me avisa pra eu poder ver suas respostas. já estou te seguindo viu? se gostar do meu blog , segue? eu ficaria muito feliz. beijos fica com Deus. :)
    http://agarotadoslivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi lari, pode deixar que vou responder sim! muito obrigada bjus

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo